Verifica-se no texto "Usos educativos da Internet", de Jaime Sánchez, as inúmeras possibilidades de utilização da internet para o trabalho educativo, colaborando efetivamente na construção do conhecimento dos docentes. Desse modo, o texto mostra que as formas de apropriação das informações que circulam na rede,participando, tanto como consumidores de materiais como participantes diretos na elaboração desses materiais são de importância considerável para a inserção no mundo globalizado, favorecendo a experiência de novas formas de comunicação, a partir da colaboração e da cooperatividade, ocorrendo assim a interação e, nesse sentido, a construção do próprio conhecimento, partindo do princípio de que a ação está no usuário, pois é ele quem busca e/ou produz a informação.
Quando se verifica a classificação da internet, percebe-se que o trabalho pedagógico pode acontecer de diferentes formas, cabendo ao professor proporcionar esse mundo de possibilidades de atuação na rede. Desse modo, torna-se essencial o conhecimento das mídias pelo professor para que ele seja capaz de criar/propor atividades significativas com o uso dessa tecnologia.
Percebe-se o quanto é vantajoso fazer uso dessa tecnologia em sala de aula, embora hajam alguns empecilhos, como , a quantidade e a qualidade das informações que circulam, o tempo de navegação como tempo pedagógico, a estabilidade das conexões, e, como foi citado anteriormente, a falta de conhecimento/domínio do professor para o trabalho com a internet. Nesse sentido, torna-se com efeito a proposta de inserir no currículo acadêmico e em formação de professores o uso eficaz dessa tecnologia em sala de aula.
É interessante que todas as propostas mencionadas no texto de Jaime Sánchez podem e devem ser utilizadas em salas de aula, adequadas à realidade de cada uma, às necessidades momentâneas, a fim de realizar a inclusão digital dos alunos e apresentá-los/ambientá-los à rede, de forma segura e que colabore com a aprendizagem efetiva dos alunos.
Em relação ao acompanhamento da vida digital dos filhos, é necessária a conscientização em relação à escolha dos sites visitados, aos grupos com os quais a criança ou adolescente está se relacionando, dentre outros. Ou seja, é preciso mostrar que a internet utilizada de forma verdadeiramente positiva tem muito a colaborar com o desenvolvimento intelectual e crescimento pessoal. Para tanto, torna-se necessário o conhecimento dos pais para orientar com clareza e segurança os filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário