Sabemos da importância do uso da internet e de outras tecnologias dentro da escola, participando efetivamente do processo de aprendizagem. Contudo, verifica-se a necessidade da formação dos educadores, para que possam utilizar essas tecnologias de maneira atrativa, significativa e que realmente atenda às necessidades e anseios dos alunos, principalmente nesse momento, momento em que lida-se praticamente com jovens nascidos na geração C: Conteúdo, Colaboração, Conectividade, como mencionado no video Rafinha. De acordo com Cimino (2007), "Se por meio da rede de computadores se podem e devem distribuir informações as mais variadas possíveis, para que o indivíduo possa interagir com ela em seu processo de aprendizagem, deve-se compreender que a construção do conhecimento é interdisciplinar, ou seja, o esforço é o de associar competências e de entender que agora o trabalho é complementar ao do outro." E, nesse sentido só há aprendizagem se houver mudança, mudança de postura, de pensamento e de atitude.
Embora a internet seja um mundo de possibilidades, utilizada por bancos e grandes empresas, até mesmo pelo governo como um canal direto, verificamos que "A educação, por sua vez, foi afetada pela ação dessa enxurrada de informações que a internet é capaz de distribuir ao mesmo tempo e a grandes distâncias, pois agora, o processo de aprendizagem torna-se independente da motivação que o aluno tem para apreender a informação, e estabelecer com ela uma relação de troca para o desenvolvimento de aptidões e conhecimento.", segundo Dávila(acesso em:18 mar.2002), citado por Cimino (2007). Desse modo, vale ressaltar a questão da importância da formação dos educadores no sentido de contribuir significativamente na aprendizagem dos alunos, a partir de propostas pedagógicas coerentes com o conteúdo trabalhado.
Posso citar aqui, alguns exemplos do uso dessa ferramenta, como, no estímulo para a escrita, a publicação de textos em sites de histórias infantis para os menores (Fundamental I), ou a criação de um blog para os maiores (Fundamental II e Ensino Médio); ainda na língua portuguesa, com a realização da revisão ortográfica de textos da rede ou transformando a linguagem típica da internet em linguagem formal, explorando assim, os conteúdos gramaticais; em História, Geografia e Ciências, realizando gincana de curiosidades temáticas, onde os alunos pesquisarão curiosidades interessantes acerca de um tema e nomearão a melhor e mais interessante. Existem inúmeras possibilidades de se usar esta ferramenta, essas são apenas algumas que podem ser melhoradas e/ou ampliadas a partir da criatividade do professor e, principalmente, de seu conhecimento no uso da internet. Propostas como essas utilizam efetivamente a internet em favor da aprendizagem dos alunos, de modo significativo e assim como qualquer outra ferramenta, seu uso deve ser planejado a partir do objetivo que se pretende alcançar.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
O uso da internet na Educação: desafios e possibilidades.
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É Flávia, o progresso gera mudanças. As mudanças são capazes de gerar sucesso. Olha nós aqui blogando em pról da melhoria de nossa qualidade de conehcimentos e em busca de novos horizontes para a furura geração brasileira.
ResponderExcluirParabéns pelo compromisso!!!
Contamos com você. Boa Sorte!